terça-feira, 20 de agosto de 2019

Lançado Knoppix 8.6

Klaus Knopper anunciou o lançamento do KNOPPIX 8.6, uma nova versão estável do live CD baseado no projeto Debian, com opções de LXDE (desktop padrão), KDE Plasma 5.14 e GNOME 3.30.



Curiosamente, a distribuição vem com um sistema init customizado chamado "knoppix-autoconfig" que substitui o systemd presente em versões anteriores. (Não há menção a isso nas notas de lançamento; no entanto, a justificativa do autor é explicada neste artigo da edição de abril de 2019 da Linux Magazine da Alemanha.)

"A versão 8.6 do KNOPPIX é baseada no Debian 10 'buster', com alguns pacotes do Debian 'testing' e 'unstable' para novos drivers de gráficos ou pacotes de software de desktop. Ele usa o kernel Linux 5.2.5 e X.Org 7.7 (core 1.20.4) para suportar o hardware atual do computador. Tanto o kernel de 32 bits quanto o de 64 bits que suportam computadores antigos e novos, a edição de 64 bits também suporta sistemas com mais de 4 GB de RAM e executa chroot em instalações de 64 bits para tarefas de resgate do sistema. O gerenciador de inicialização iniciará o kernel de 64 bits automaticamente se uma CPU compatível com 64 bits for detectada".

Para saber mais acesse aqui.

Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário