sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Lançamento Zorin Lite 15

Com o lançamento do Zorin OS 15 Lite, usuários de baixa especificação do Linux ganham uma nova e elegante opção de distribuição.



Entretanto, o Zorin OS Lite é uma versão reduzida do Zorin OS 15 completo (baseado no Shell do GNOME), que é baseado no Ubuntu 18.04.3 LTS e usa o Linux Kernel 5.0.
Embora a versão seja adaptada para PCs mais antigos e com especificações menores, a distribuição não economiza no apelo visual.

Por outro lado, o ambiente de área de trabalho do Xfce 4.14 (sim, a versão mais recente) tem um lindo tema e o layout das ações é lógico e ordenado, imitando uma área de trabalho tradicional do Windows.

Além disso, uma seleção fundamentada de aplicativos e utilitários padrão também está integrada.

Então, com esta versão baseada no Ubuntu 18.04 LTS, os usuários do Zorin OS 15 Lite podem esperar uma atualização contínua até 2023.

Uma visão geral dos principais recursos:

KernelLinux 5.0;
Suporte a Flatpak ativado por padrão;
Novo indicador de ‘notificação’;
Modo ‘Não perturbe’;
Tema com escolha de detalhes em cores.

Para baixar a nova versão acesse aqui.

Fonte: SempreUpdate.

Até a próxima!

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Lançamento LXLE 18.04.3

Ronnie Whisler anunciou o lançamento do LXLE 18.04.3, uma nova versão da distribuição baseada no projeto Lubuntu, visando principalmente computadores de desktops antigos e de baixa especificação.



Esta versão traz várias alterações no conjunto de aplicativos padrão, incluindo uma mudança do LibreOffice para o AbiWord e Gnumeric.

Nota: " Após muitas semanas de ajustes, os ajustes e os problemas abordados na versão final do LXLE 18.04.3 estão sendo lançados para críticas públicas. redução da distribuição; fornecimento de informações básicas sobre computação com foco no baixo uso de recursos do sistema, mantendo a facilidade de uso. Problemas abordados: lançador GParted corrigido; gerenciador de driver atualizado; redutor de imagem simples fixo; método de entrada de teclado atualizado; adições de bibliotecas PPA corrigidas; Xarchiver menu contextual corrigido Aplicativos substituídos: GIMP substituído por Pinta; Htop substituído por Lxtask; Sakura definido como terminal padrão; FBreader substituído por Bookworm; Editor de vídeo OpenShot substituído por PiTiVi; Libreoffice substituído por Abiword / Gnumeric / Spice-Up. Aplicativos removidos: PulseAudio Equalizador; Lubuntu Software Center; Java OpenJDK"

Para saber mais sobre as novidades acesse aqui.

Até a próxima!

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Lançado Knoppix 8.6

Klaus Knopper anunciou o lançamento do KNOPPIX 8.6, uma nova versão estável do live CD baseado no projeto Debian, com opções de LXDE (desktop padrão), KDE Plasma 5.14 e GNOME 3.30.



Curiosamente, a distribuição vem com um sistema init customizado chamado "knoppix-autoconfig" que substitui o systemd presente em versões anteriores. (Não há menção a isso nas notas de lançamento; no entanto, a justificativa do autor é explicada neste artigo da edição de abril de 2019 da Linux Magazine da Alemanha.)

"A versão 8.6 do KNOPPIX é baseada no Debian 10 'buster', com alguns pacotes do Debian 'testing' e 'unstable' para novos drivers de gráficos ou pacotes de software de desktop. Ele usa o kernel Linux 5.2.5 e X.Org 7.7 (core 1.20.4) para suportar o hardware atual do computador. Tanto o kernel de 32 bits quanto o de 64 bits que suportam computadores antigos e novos, a edição de 64 bits também suporta sistemas com mais de 4 GB de RAM e executa chroot em instalações de 64 bits para tarefas de resgate do sistema. O gerenciador de inicialização iniciará o kernel de 64 bits automaticamente se uma CPU compatível com 64 bits for detectada".

Para saber mais acesse aqui.

Até a proxima!

terça-feira, 9 de julho de 2019

Como atualizar o Debian com Synaptic

Synaptic é uma ferramenta gráfica de gerenciamento de pacotes baseado em GTK+ e APT.
Com o Synaptic você pode instalar, atualizar e remover pacotes de uma forma amigável.

Além destas funções básicas os seguintes recursos são fornecidos:

* Busca e filtro na lista de pacotes disponíveis;
* Executar atualizações do sistema;
* Corrigir dependências de pacotes quebrados;
* Editar a lista de repositórios usados (sources.list);
* Obter o último registro de mudanças (“changelog”) de um pacote;
* Configurar pacotes através do sistema debconf.

Obs.: O Synaptic só funciona no Xorg assim como vários outros programas, se for usar não log com o servidor Wayland



Atualizando o Debian:


1. Quando o Synaptic iniciar clique no botão Recarregar.

2. Agora clique em Marcar todos os upgrades.

3. Você receberá outra janela com o prompt Marcar as alterações adicionais necessárias?. Vá até a lista e clique em Marcar.

4. Agora clique em Aplicar.

5. Você será presenteado com outra janela de resumo. Depois de passar pela lista, clique em Aplicar, para iniciar o processo real de baixar e instalar atualizações.


Até a próxima!

Instalar o Synaptic no Debian

Synaptic é uma ferramenta gráfica de gerenciamento de pacotes baseado em GTK+ e APT.
Com o Synaptic você pode instalar, atualizar e remover pacotes de uma forma amigável.

Além destas funções básicas os seguintes recursos são fornecidos:

* Busca e filtro na lista de pacotes disponíveis;
* Executar atualizações de sistema inteligentes;
* Corrigir dependências de pacotes quebrados;
* Editar a lista de repositórios usados (sources.list);
* Obter o último registro de mudanças (“changelog”) de um pacote;
* Configurar pacotes através do sistema debconf.

Obs.: O Synaptic só funciona no Xorg assim como vários outros programas, se for usar não entrar com o servidor Wayland.



Instalação

O Synaptic é instalado por padrão no Debian para você escolher a tarefa da área de trabalho.
Senão tiver, você deve instalá-lo.

Abra uma janela do terminal como root e digite o comando:
apt install synaptic

Fonte: Linux Dicas & Suporte.

Atá a próxima!

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Lançamento Enso OS 0.3.1

Enso OS é uma distribuição Linux baseada no Xubuntu. Enso OS apresenta o desktop Xfce e com Gerenciador de janelas padrão Gala, importado do sistema operacional elementary OS. O último lançamento do projeto, Enso OS 0.3.1 “Dancing Daisy”, é baseado em pacotes do Ubuntu 18.04. Enso OS inclui todos os pacotes de segurança e de sistema mais recentes do ramo principal do Ubuntu e estes pacotes serão suportados pelo Ubuntu nos próximos 3 anos.apresenta melhorias para o gerenciador de software.



Atualizações


Apphive
As mudanças mais notáveis ​​para este lançamento menor estão dentro da nossa ferramenta de gerenciamento de aplicativos (um fork do AppCenter brilhante do projeto elementary OS)

A página inicial foi adaptada para ter uma aparência mais limpa com o seletor de categoria movendo-se para uma exibição de lista no lado esquerdo, algumas alterações de cor para a exibição e a inclusão da categoria Jogos

Agora, a visualização dos seus aplicativos favoritos é possível através da visualização do aplicativo, o que nos permitirá determinar quais aplicativos são mais úteis para nossos usuários e, com o tempo, o fator determinante de quais aplicativos serão exibidos na página inicial.

Greeter
O aplicativo de saudação agora será focalizado automaticamente na caixa de texto de entrada de senha durante o carregamento, o avatar padrão foi atualizado para ser mais genérico e o usuário convidado e a seleção de usuários adicionais foram desativados por padrão para tornar a tela menos ocupada e o relógio se posicionará melhor em tamanhos de tela menores

Plank
O aplicativo de dock simples teve algumas pequenas alterações e se fundiu com o branch principal para trazer algumas das alterações que foram aplicadas, como melhor desempenho e suporte ao HiDPI

Um novo item de doca para o modo de exibição de multitarefa também foi adicionado, para permitir que os usuários adicionem esse elemento novamente, se necessário

Para mais informações acesse o site do Enso OS.

Até a próxima!

terça-feira, 30 de abril de 2019

Lançamento do Pop! OS 19.04

Pop! OS é uma distribuição baseada no Ubuntu desenvolvida pela System76.
O último lançamento da empresa é Pop! _OS 19.04, que vem com o GNOME 3.32 e oferece vários aprimoramentos visuais.



Veja o que há de novo no Pop! _OS 19.04:

  • A opção Modo Slim maximiza o espaço da tela reduzindo a altura do cabeçalho nas janelas de aplicativos.
  • Um ambiente relaxante para a visualização noturna Ambos os modos Dark e Slim podem ser ativados no menu Appearance settings (Configurações de aparência).
  • Refresh Install permite reinstalar Pop! _OS sem perder Usuários e quaisquer dados em seus diretórios Home Esse recurso está disponível na recuperação partição em novas instalações (não upgrades).
  • Pop! _OS foi atualizado para usar a versão 5.0 do kernel do Linux.
  • GNOME foi atualizado para a versão 3.32 Além desses recursos, você também notará alterações de design em seus ícones. ícones para aplicativos Pop! _OS, arquivos e pastas foram redesenhados para complementar os ícones do GNOME sob suas novas diretrizes de design.
Fonte: OMG! Ubuntu!

Até a próxima!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Lançamento do MX Linux 18.1

Dolphin Oracle anunciou o lançamento do MX Linux 18.1, uma compilação atualizada da distribuição Linux do desktop do projeto (com o Xfce, baseado na ramificação "estável" do Debian) construída como um empreendimento cooperativo entre as comunidades do antiX e do antigo MEPIS Linux.



Esta versão é uma versão "ISO refresh", com correções de bugs e atualizações de aplicativos:

"Temos o prazer de oferecer a imagem ISO dos lançamentos oficiais do MX Linux 18.1 para seu uso. O MX Linux 18.1 é uma atualização da nossa versão do MX Linux 18, consistindo em correções de bugs e atualizações de aplicativos desde nossa versão original do MX Linux 18. Observação: os usuários existentes não precisam reinstalar, todas as correções e adições virão através da atualização regular canal. Pacotes atualizados: as atualizações mais recentes dos repositórios do Debian 9.7 'Stretch', antiX e MX; Firefox 65.0; VLC 3.0.6. Novos e atualizados aplicativos mx: o mx-installer (baseado no gazelle-installer) recebeu correções para resolver falhas durante a instalação do grub; O mx-repo-manager agora lista muitos mais espelhos de repositório; diversas correções de bugs e melhorias no MX-PackageInstaller e no MX-Conky"

Para mais detalhes sobre o MX Linux 18.1 acesse aqui.

Até a próxima!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Instalar Pantheon Desktop no Ubuntu

Pantheon desktop é um desktop padrão usado pelo sistema ElementaryOS. Ele é feito especificamente para a distribuição ElementaryOS e o resultado é um ambiente de desktop extremamente polido, de rápido desempenho e fácil de usar.

Neste ponto, a área de trabalho do Pantheon não faz parte do repositório padrão do Ubuntu. No entanto, ele pode ser facilmente instalado habilitando a PPA do repositório oficial do ElementaryOS dentro do sistema Ubuntu 18.04.



O Pantheon é um ambiente desktop de código aberto, você pode instalar o Pantheon em outras distribuições, como por exemplo o Ubuntu e derivados, graças a um repositório dedicado dele.

Como instalar o ambiente Pantheon no Ubuntu.

Para instalar o ambiente Pantheon no Ubuntu entre no terminal e digite:
sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/stable

Agora use o comando abaixo para instalar o programa:
sudo apt install elementary-desktop

Obs.: Durante a instalação aparecerá uma tela para você escolher para Gerenciador de Login entre GDM ou Lightdm. Basta selecionar um e apertar Enter. 



Depois que terminar a instalação reinicie o computador/notebook e na tela de login escolha o ambiente Pantheon.



Até a próxima!